Suplementos alimentares formulados especialmente para nós prometem silhueta magra, curvas definidas e pele mais firme. Será?
Se você é fã de academia, na certa já ficou tentada a investir em um produto destinado a melhorar o resultado do treino e ajudar na conquista do corpo dos sonhos - bem delineado, durinho e com tudo no lugar. Basta uma visita a uma loja especializada e lá estão elas, em número cada vez maior, piscando para você, em embalagens com sutil toque feminino, de cor ou formato. Com tantas ofertas, surge a dúvida: fazem mesmo a diferença ou não passam de marketing?
Os Experts têm uma resposta na ponta da língua: esses suplementos têm nutrientes e ativos em dosagem adequada à nossa necessidade. Faz sentido. Metabolismos com ritmos diversos, como são o do homem e o da mulher, têm necessidades também diferentes.
Ainda há poucos estudos comprovando que os produtos formulados sob medida para nós surtem os efeitos prometidos. De concreto mesmo, só a observação dos profissionais nos consultórios. Assim, baseados na própria experiência, especialistas em atividade física e alimentação saudável põem fé na eficácia de muitos deles. Associados à atividade física, afirmam, os resultados costumam aparecer após cerca de dois meses de consumo regular. Mas fazem suas ressalvas e alertam: os suplementos devem ser consumidos com orientação.
PARA GANHAR MÚSCULOS
A base do suplemento que faz o músculo crescer e aparecer é a whey protein, uma proteína extraída do soro do leite, de alta digestibilidade, que ajuda a reparar o desgaste muscular provocado pelo treino. Algumas marcas são acrescidas de BCAA, aminoácidos que atendem pelos nomes de leucina, valina e isoleucina. Abundantes nas carnes, esses "tijolos" que formam as proteínas não são produzidos pelo organismo. Estudos sugerem que esse tipo de suplemento favorece a produção de serotonina no cérebro, reduzindo os sintomas de fadiga relacionados ao exercício. As fórmulas para a mulher incluem nutrientes importantes para os ossos, como vitamina D e cálcio. Embora a osteoporose seja mais comum a partir dos 45 anos, aos 35 a perda de massa óssea começa a ocorrer naturalmente. Então, quanto mais cedo você investir numa espécie de poupança óssea, mais reserva terá para afastar a doença. Já os ácidos graxos essenciais, como os ômegas 3 e 6, contidos em alguns produtos ajudam a controlar processos inflamatórios associados à obesidade.
Quando consumir:
A recomendação é ingerir o suplemento de proteína de 30 minutos a uma hora após o treino, quando os músculos mais precisam de um help para se regenerar.
PARA QUEIMAR GORDURA
Aqui, as estrelas são as substâncias estimulantes como cafeína e o óleo de cártamo. Elas aceleram o metabolismo ao elevar os batimentos cardíacos e agem nas células do tecido adiposo. A concentração desses princípios ativos leva em conta o metabolismo e os mecanismos que regem a fome e a saciedade específicas da mulher.
Quando consumir:
Esses suplementos só devem ser ingeridos com supervisão de um médico ou nutricionista e são mais indicados antes do exercício ou de uma das refeições principais. Não devem ser tomados à noite, pois provocam insônia.
A palavra dos expert:
"Os ativos agem da mesma forma em ambos os sexos", diz Fúlvia G. Hazarabedian, nutricionista especializada em fisiologia do exercício. "Mas, como atuam na gordura localizada, fazem efeito em regiões diferentes - nas mulheres, a perda se dá sobretudo nos quadris, exatamente onde acumulamos mais gordura." Alguns compostos, como os extraídos da planta Carthamus tinctorius, ou óleo de cártamo, prometem acelerar essa perda também na região da cintura, além de ajudar a produzir substâncias anti-inflamatórias e prevenir a celulite. Em outras palavras, o ativo, ao reduzir a quantidade de gordura, é capaz de amenizar o detestado aspecto de casca de laranja que atormenta todas as mortais. Outro benefício: com menos gordura estocada, os músculos ficam mais aparentes e o corpo mais bonito. "Atribui-se ao óleo de cártamo o poder de retirar as gorduras da corrente sanguínea e de transportá-las para os adipócitos, ou células de gordura", explica Fúlvia. "O organismo, então, usaria essa gordura estocada como combustível, o que contribuiria para a sua eliminação", completa.
PARA FIRMAR A PELE
Colágeno, proteína que forma e sustenta as fibras da pele, é a matéria-prima básica para afastar as rugas, firmar a pele do corpo e do rosto, tornar o cabelo mais brilhante, fortalecer as unhas e proteger as articulações. De quebra, seus aminoácidos também ajudam a construir músculos. Se ingerido antes da refeição principal, o produto pode até afastar a fome. Embora nosso organismo produza essa proteína, a partir dos 30 anos começa a ocorrer uma perda de 1% ao ano. Aos 50, o organismo só fabrica cerca de 35% do colágeno de que precisamos. Embora a carne vermelha seja uma boa fonte, apenas a alimentação não consegue fornecer a quantidade de colágeno necessária ao nosso organismo.
Quando consumir:
Tome o suplemento antes de dormir, pois durante o sono o organismo tira mais proveito do colágeno.
Fonte : http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/suplementos-medida-mulher-641776.shtml
Afinal, o que é treinamento funcional?
O Treinamento Funcional é um programa pedagógico de exercícios multifuncionais que objetiva aperfeiçoar as habilidades e desenvolver as capacidades bio motoras do indivíduo, para atividades cotidianas e/ou esportivas- habilidades motoras do mundo real.
Equilibrar, locomover (correr, saltar), agachar, avançar, puxar, empurrar e movimento de rotacionar, são as habilidades motoras básicas que servem como base para a elaboração dos Exercícios Multifuncionais utilizados no TREINAMENTO FUNCIONAL, que visa melhorar o desempenho das atividades cotidianas ou esportivas.

Esse conceito não tem nada de novo, mas ganha roupagens diferentes de acordo com a linha de trabalho do preparador físico. No caso do Core 360º, criado pelo professor Luciano D’Elia, um dos precursores do treinamento funcional no Brasil, existe uma preocupação em fortalecer o centro (“core”) do corpo, ou seja, a região que engloba abdômen, coluna e glúteos.
.jpg)
Segundo Luciano D’Elia “O método que atletas como Kelly Slater, Laird Hamilton, Michael Schumacher, Maria Sharapova e a seleção a alemã de futebol utilizam para atingir os seus objetivos de performance é o treinamento funcional.”
O treinamento funcional é visto com bons olhos, pois trabalha várias capacidades ao mesmo tempo. Em um único exercício, é possível trabalhar força, flexibilidade e coordenação e isso reflete em outras atividades praticadas pelo aluno, proporcionando melhor qualidade de vida, saúde e melhora de todos os músculos do corpo, tanto os visíveis como os periféricos.

Além de prevenir lesões e se adaptar a qualquer realidade de biótipo, idade e condicionamento físico, os treinos alternam picos de intensidade com pausas de recuperação, sendo considerados os pilares da revolução do fitness.
Fonte: musculacaototal.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário